lunes, 16 de abril de 2012

CONJUNTO VOZ DA VERDADE - ESCUDO

Estava escutando esta música do Conjunto Voz da Verdade. Este conjunto de música Gospel, fez grande sucesso no meio do povo de Deus, no Brasil, na década de oitenta. Na minha juventude ouvia bastante o Conjunto Voz da Verdade. Este louvor é bastante emocionante e de elevo espiritual. Esta apresentação foi monumental, mas há uma crítica que faço é que a apresentação tem um "q" do "mundanismo", da imitação dos shows seculares. Mas a intensidade que o vocalista canta este louvor é de arrepiar. (Por: Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)



Voz da Verdade - Escudo - YouTube por scribevaldemir



I was listening to this song Voice of Truth Assembly. This set of gospel music made great success among the people of God in Brazil in the eighties. In my youth I heard the very voice of truth set. This praise is very exciting and spiritual lift. This presentation was monumental, but there is one criticism that I make is that the presentation has a "q" of "worldliness," the imitation of secular concerts. But the intensity that the singer sings this praise is chilling. (By: Valdemir Mota de Menezes, the Scribe)




---------------------------------





Depois do problema criado pelo Conjunto Voz da Verdade (daqui para frente CVV) em SJ Rio Preto em 2001 no Show do Fest Gospel, onde o representante do grupo, Pr. Carlos Moisés, desafiou os pastores presentes a lhe provar que havia na Bíblia a doutrina da Trindade e que quem assim pensava estava mancomunado com a ideologia papal, infelizmente a problemática se repetiu nesse ano de 2005. O Show, feito por uma empresa particular, pareceu ser engendrado para conflitar mesmo, pois foi marcado na mesma data em que o Conselho dos Pastores de SJ Rio Preto organizava a Macha para Jesus, dia 14 de maio (www.coperp.com.br). Bem, todo mundo tem o direito de fazer o Show que quiser e na data que melhor lhe convier - é acima de tudo legal e perfeitamente aceitável! Também foi perfeitamente aceitável a atitude do Conselho de Pastores da cidade, que se manifestou publicamente e por escrito, enviando cartas as Igrejas locais, onde descrevia o ocorrido no Fest Gospel de 2001 e da problemática doutrinária envolvendo a questão do ensino da Trindade. Afinal de contas, em 2001 as Igrejas de Rio Preto sofreram vários conflitos e até divisões devido ao CD do CVV, onde a doutrina do unicismo é enfatizada e colocada como verdade absoluta. O revide foi imediato, a empresa contrata para realizar o Show registrou uma notificação de processo criminal contra o Conselho de Pastores da Cidade, notificação que foi respondida a altura pelos advogados dos pastores.

Dentro dessa conjuntura de acontecimentos o CACP se sentiu na obrigação de tomar alguma atitude e corroborar com os pastores de SJ Rio Preto. Por isso elaboramos um folheto evangelístico e explicativo, mostrando a verdadeira ideologia e doutrinamento feito pelo CVV. Nosso alvo principal foram os participantes da Marcha para Jesus, depois fomos para frente do Ginásio onde o show estava sendo realizado, e tentamos entregar nossos folhetos. Entretanto, fomos duramente ameaçados pelos seguranças particulares do evento e tivemos que ficar a 100 metros do local do Show, ainda assim não desistimos e entregamos centenas de folhetos naquele local. Uma das coisas que percebemos claramente é que as pessoas, na sua maioria, não sabem o que o CVV ensina sobre a questão da doutrina da Trindade e outros ainda nem entendem a importância e relevância desse ensino para a Igreja de Cristo.


O SITE DO CVV E A VERDADE DOS FATOS

No site do CVV (www.vozdaverdade.com.br) o Show feito em Rio Preto é colocado como um AVIVAMENTO, onde um Ginásio lotado é visitado pelo poder de Deus. Pastores dão testemunhos e apoio ao CVV, pessoas anônimas são curadas de HIV e câncer, e nomes de importantes igrejas e pastores da cidade são mencionados como que se estivessem apoiando o referido conjunto.
Mas a verdade não é bem essa! Um dos pastores citados, Pr. Idekin Candido de Oliveira (da Igreja SOS VIDA), explicitou abertamente o seu repúdio a ideologia doutrinária do CVV. O CACP entrou em contato com o filho do referido Pastor, o Sr. Sérgio Oliveira, o qual nos informou que seu pai, além de não apoiar o CVV, instruiu seus membros a não participarem do evento. Atitude semelhante ocorreu com a maior Assembléia de Deus da cidade, citada no site do CVV como presente e apoiando o evento. Ou seja, podemos afirmar categoricamente que as maiores Igrejas da cidade não apoiaram o CVV, além do repúdio oficial do Conselho de Pastores. Diante disso lemos o irônico agradecimento do Sr. Carlos Moisés - "Vários Pastores não mediram esforços para estarem ali com seu povo, como o Pr. João Marcos (Quadrangular- Jd. Das Palmeiras- Pindorama), Pr. Dorival de Araçatuba, Obreira Sandra e Ruth da Igreja Comunidade da Fé de Catanduva, Pra. Glória Marli da Missão da Fé, a Igreja Evangélica Manaain, Igreja Mundial de Cristo de Guapiaçu, e muitas pessoas de outras denominações como Presbiteriana Renovada do Pr. Edekin, da Assembléia de Deus de S. José do Rio Preto, de Bauru, caravanas de Brasília, Jaboticabal, Três Lagoas - MS, entre outras".

Apesar de ufanarem que - "O ginásio Palestra Esporte Clube estava lotado", o CVV não mencionou que no mesmo local há um outro recinto de shows bem maior para acontecimentos com 5 mil pessoas aproximadamente, mas os organizadores do evento escolheram o menor espaço para realizarem a apresentação do CVV! Também é relevante mencionar que a cidade de Rio Preto possui um Centro Regional de Eventos, onde podem ser recebidas sete mil pessoas tranqüilamente. Por que será que não utilizaram esses espaços maiores? Só podemos concluir que o CVV não tem conseguido ludibriar mais o povo de Deus em Rio Preto, e que os pastores têm se preocupado com a sã doutrina - Aleluia!


A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA DA TRINDADE PARA A IGREJA

Diz o Credo de Nicéia: Cremos... em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado pelo Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro...

Afirma o site do CVV - "Não cremos neste conceito de TRINDADE onde apresentam 3 pessoas distintas... quero dizer que não há trindade na Bíblia".

E verdade que o termo Trindade não se encontra no texto hebraico nem no grego, na Bíblia; e tampouco aparecem termos como "soteriologia" - no entanto, existe na teologia sistemática a doutrina da salvação, também se encontra a da "hamartologia", a da "transcendência" e "imanência", ou a da "preexistência" de Cristo, ou a "cristologia". Poucas pessoas que discutem os ensinos bíblicos levantam uma bandeira vermelha e objetam contra o uso de tais termos, quando estudam a natureza das graciosas obras de Deus. Tais designações servem como rótulos convenientes, didáticos, para conceitos ou ensinos complexos a respeito de assuntos intimamente relacionados. E impossível discutir teologia como disciplina sistemática, filosófica, sem se usar esses termos técnicos. Nenhum deles se encontra na Bíblia, disso temos certeza. No entanto, todos eles formam um complexo grandioso de conceitos coerentes, organizados, que são ensinados nas Escrituras. Portanto, devemos rejeitar como irrelevante a objeção de que a palavra precisa, "Trindade", não se encontra na Bíblia. No entanto, aventuramo-nos a insistir em que alguns dos ensinos básicos e fundamentais a respeito de Deus tornam-se praticamente incompreensíveis, sem que tenhamos uma boa compreensão da doutrina da Trindade.

O unicismo tenta explicar o assunto desenvolvendo a teoria das três manifestações. Seria um único Deus Verdadeiro que se manifestara em três formas, ora como Pai, ora como Filho, ora como o Espírito Santo. Essa teoria unicista não encontra sustentação na verdade bíblica, já que na Bíblia encontramos passagens deixando claro que são pessoas distintas e não meras manifestações (Jo 1.1-3; 8.16-18; 15.26). O apóstolo João diz: Quem é o mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho (1 Jo 2.22). Embora esses versículos foram escritos para proteger a Igreja do gnosticísmo, nos ensina que não podemos negar a personalidade das pessoas. Quem nega que Jesus é o Cristo, quem nega a personalidade do Pai e a personalidade do Filho é classificado de mentiroso, contrário a Cristo, já que negar essas verdades bíblicas são características da doutrina do espírito do anticristo e não do cristianismo ortodoxo. A crença num Deus eternamente subsistente em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo contempla a realidade bíblica sem ferir o monoteísmo ético. Não enveredamos para o politeísmo nem para a negação das pessoas. Assim, a doutrina da Trindade não é irracional e antibíblica como querem os grupos não ortodoxos, mas é plenamente bíblica e verdadeira.

Uma Pergunta Fatal: A Quem foi paga a nossa Redenção?

A quem Cristo pagou o resgate? Se a doutrina ortodoxa da Trindade for negada (não havendo distinção entre as pessoas da Deidade, conforme o ensino do CVV), Cristo teria pago o resgate ou à raça humana ou à Satanás. Posto que a humanidade está morta em transgressões e em pecados (Ef. 2:1), nenhum ser humano teria o direito de exigir que Cristo lhe pagasse o resgate. Sobraria, portanto, Satanás. Nós, porém, nada devemos a Satanás. E a idéia de Satanás exigir resgate pela humanidade é blasfêmia, por causa das implicações. Pelo contrário. O resgate foi pago ao Deus Trino e Uno para satisfazer as plenas reivindicações da justiça Divina contra o pecador caído. As escrituras exigem: "... Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Ef. 5:2). Embora mereçamos o castigo decorrente da justiça de Deus (Rm. 6:23), somos justificados pela graça mediante a fé em Cristo Jesus, somente. Fica claro que a doutrina essencial da expiação vicária, na qual Cristo carregou os nossos pecados na sua morte, depende do conceito trinitariano. O Unicismo do CVV subverte o conceito bíblico da morte penal e vicária de Cristo como satisfação da justiça de Deus e, em última análise, anula a obra da cruz.


Bibliografia:

Estudo Bíblico do Pr. Natanael Rinaldi;

Revista Defesa da Fé, nº 23 e nº 50;

Dr. G. Archer, Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas;

Site do CVV - www.cozdaverdade.com.br




Autor :
Prof. João Flávio Martinez
É fundador do CACP, graduado em história e professor de religiões. * Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo assinado por ele.


fonte:


http://www.cacp.org.br/midia/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=1093&menu=16&submenu=6

No hay comentarios:

Publicar un comentario